Com a visualização desta reportagem, pudemos concluir que os maus-tratos aumentaram
Muitos idosos são postos fora de casa pela própria família.
Estes vivem mais anos mas, com menos qualidade. Envelhecer já não é uma arte, tornou-se um pesadelo.
Vimos o exemplo da Dona Graciete Ramos, de 76 anos. Esta senhora foi vítima de maus-tratos por parte do genro e, pior ainda, pela própria filha. Calou-se por medo e vergonha, passou fome, foi tratada como um cão, ou até mesmo, pior. Passou a viver no curral dos porcos, daquela que já foi a sua casa.
Em Portugal, 25.000 idosos são vítimas de maus-tratos. Aumentaram as queixas feitas através da linha de apoio ao idoso. Muitos telefonam apenas para desabafar os seus problemas, a sua vida, visto não terem mais ninguém. Pedem ajuda à voz acolhedora que os escuta, sem medos ou receios de serem julgados.
Muitos destes idosos vivem ainda em prédios sem elevador, ficando presos no seu lar. Para se deslocarem ao hospital, precisam de alugar uma ambulância, o que custa em média 150 euros. Isolados e sem mobilidade vivem reféns na sua própria casa, na solidão.
Mais de 40.000 idosos vivem com menos de 200 euros! Muitos foram obrigados a viver na rua, sem condições, perderam tudo depois de anos de tanto trabalho.
Muitos idosos, mesmo reformados, continuam a trabalhar, pois a vida está cara. Com a idade, chegam as doenças, logo aumentam também as despesas com os medicamentos.
Quando aumentam as reformas aumenta tudo o resto, ou seja, fica tudo na mesma. As mesmas dificuldades, os mesmos gastos, os mesmos rendimentos. Tudo igual! O aumento das reformas fica aquém da inflação.
Só em 2007, foram encerrados 100 lares clandestinos. Estes lares eram uma ajuda para aqueles cujos rendimentos chegam para pagar um lar com alvará, que pode custar até 1500 euros!
Muitas vezes, estes velhotes ficam abandonados nos hospitais, sem condições, ali nos corredores. Os familiares deixam-nos ali em tempo de férias. São um peso para a família.
Quando a família se recusa a ir buscá-los, estes são reencaminhados para lares pela Segurança Social. Esta instituição apoia diversos lares com 46.000 idosos.
Através desta reportagem, apercebemo-nos das dificuldades por que passam estas pessoas de maior idade.
Intituições Publicas
Santa Casa da Misericórdia da Amadora
Provedor de Justiça - Linha do Cidadão Idoso
Informações com interesse
Informação sobre envelhecimento e questões de saúde específicas dos idosos.
Fexibilização da idade para requer a reforma - Inst. Nac. Seg. Social
Pensão Social de Velhice - Inst. Nac. da Seg. Social
Exercicio sem risco para lá dos 60
EXERCICIOS
Blogs